logo RCN

Novembro Azul: Saúde realiza mutirão de cirurgias de câncer de próstata

  • Foto: Divulgação / SES -

Esforço conjunto visa reduzir a demanda de cirurgias e promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O Centro de Pesquisa Oncológicas (Cepon), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina, está promovendo um mutirão de urologia para realizar cirurgias extras de alta complexidade em pacientes com câncer de próstata. Desde março, mais de 268 procedimentos já foram realizados, com o objetivo de reduzir a demanda reprimida na região. Essa ação ganha destaque durante o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.

Os pacientes atendidos no mutirão são cadastrados no Sistema de Regulação Estadual (Sisreg). Essa iniciativa foi possível graças a um convênio firmado entre a SES e a Fundação de Apoio ao Hemosc e ao Cepon (Fahece), responsável pela gestão do Cepon. O acordo permite que os pacientes sejam atendidos além do que estava estipulado no contrato, contribuindo para aliviar a demanda por cirurgias de câncer de próstata.

A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, ressalta a importância do Novembro Azul e a necessidade de garantir o acesso a exames de próstata e tratamento de forma ágil. Ela enfatiza: "Precisamos fazer com que todos os homens catarinenses tenham acesso a exames de próstata e tratamento no tempo ideal, no menor prazo possível. Seguimos orientando que os homens procurem as unidades de saúde e façam os seus exames, evitando consequências mais graves."

Mary Anne Taves, gerente técnica do Cepon, explica que o mutirão de urologia tem como objetivo reduzir a fila de espera por cirurgias de grande e média complexidade, conferindo agilidade aos procedimentos de menor complexidade. Para evitar interferir na escala de cirurgias normais e no número de leitos ocupados, essas cirurgias são realizadas aos sábados.

Além do mutirão de cirurgias extras em urologia, a equipe médica do Cepon continuou oferecendo atendimento regular, realizando mais de 109 procedimentos cirúrgicos de urologia entre agosto e outubro de 2023. De janeiro a outubro do mesmo ano, foram realizados 302 atendimentos a pacientes com câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estão previstos 1.700 casos de câncer de próstata em Santa Catarina entre 2023 e 2025. Essa é a neoplasia mais comum e com resultados desfavoráveis na população masculina do país. Embora seja mais prevalente em homens acima dos 65 anos, a orientação é que exames periódicos sejam realizados a partir dos 45 anos.

Prefeitura de Joinville renova convênio de cidade-irmã com Schaffhausen, na Suíça Anterior

Prefeitura de Joinville renova convênio de cidade-irmã com Schaffhausen, na Suíça

Em Santa Catarina, Enem tem índice de abstenção abaixo da média Próximo

Em Santa Catarina, Enem tem índice de abstenção abaixo da média

Deixe seu comentário